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Maturidade digital: entenda o que é e como atingir esse nível

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 18/09/2019
Maturidade digital: entenda o que é e como atingir esse nível

Tendências

O mundo está constantemente sofrendo mudanças, principalmente no âmbito tecnológico. Por mais que sua empresa não esteja diretamente ligada à tecnologia, é fundamental adaptá-la ao novo cenário. Para sobreviver a essas modificações, é preciso buscar inovação e ter visão do futuro, alinhando os objetivos do negócio, colaboradores, parceiros e até mesmo dos concorrentes. Dessa forma, a maturidade digital é onde a sua empresa precisa chegar para aprimorar os resultados, alcançar o seu público e, consequentemente, prosperar e destacar-se no mercado. Esse termo é utilizado aos negócios que estão adaptados às novas tendências tecnológicas e já implantaram esses recursos nos processos do seu dia-a-dia. Então, continue a leitura e entenda como atingir esse nível!

Como preparar a empresa para alcançar a maturidade digital?

Se você deseja que o seu negócio tenha maturidade digital, não esqueça de seguir os seis importantes passos destacados a seguir.

1. Presença digital

O primeiro passo é ter um site profissional e responsivo, criar a página nas redes sociais e configurar o Google Meu Negócio. Essas ferramentas servem como um cartão de visita, no qual você apresenta os seus serviços de maneira detalhada. Assim, com uma simples busca, as pessoas conseguem encontrar sua empresa na internet.

2. Visibilidade

Criar um blog é uma excelente estratégia para manter seu site atualizado e gerar tráfego. Então, produza bons conteúdos regularmente, voltados à sua persona e a jornada de compra. As pessoas começam a se interessar por seus serviços quando você transmite conhecimento, confiabilidade e credibilidade. Além disso, invista em anúncios no Google e mídia paga.

3. Prova de canal

O Inbound Marketing é uma estratégia que ajuda a entender de forma estruturada a captação de clientes por meio da internet. Por isso, configure uma plataforma de automação de marketing, crie ofertas, conteúdos ricos e call to action para conseguir gerar leads qualificados. Assim, você consegue monitorar suas ações e as vendas começam a aparecer.

4. Otimização constante

Agora o seu marketing está maduro, suas primeiras vendas começaram a aparecer de forma automática e vem crescendo organicamente. No entanto, é preciso acompanhar o ranking orgânico do Google, realizar otimizações de SEO, verificar o que cada lead precisa entender antes de ser enviado à equipe de vendas e analisar se a performance está de acordo com a sua meta. Essas otimizações devem ser realizadas constantemente para identificar os possíveis erros e melhorar o seu posicionamento.

5. Integração de marketing e vendas

As duas equipes precisam estar alinhadas para conseguir aumentar o volume de vendas. Dessa forma, os leads devem ser enviados à área comercial somente quando elas realmente têm a intenção de compra na sua empresa. Para isso, revise o funil de aquisição de clientes, desenhe a jornada de compra de cada produto e/ou serviço e automatize o repasse dos leads. Outro ponto importante é contar com uma equipe comercial treinada e qualificada na abordagem de venda Inbound.

6. Maturidade digital

Agora você é referência no seu segmento, sendo facilmente encontrado nas primeiras posições no Google. Então, seu foco será a melhor capitalização de toda a estrutura digital e das ações de marketing que são realizadas. Como pode perceber, investir em maturidade digital é uma excelente estratégia para a competitividade da sua empresa e, com isso, tornar-se referência no segmento. Além disso, com os processos automatizados e equipes alinhadas, ela traz ótimos resultados financeiros e aumenta a produtividade. Conte para a gente o que você já está fazendo para alcançar a maturidade digital!

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Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

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