Voltar para o blog

Conheça os benefícios do design thinking

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 20/08/2019
Conheça os benefícios do design thinking

Transformação Digital

Já parou para pensar em uma metodologia em que a empresa possa conhecer a necessidade dos clientes e investir de modo assertivo a partir desse conhecimento? Tal sonho de muitas companhias pode ser realizado a partir da aplicação da metodologia de design thinking em serviços, produtos e, até mesmo, processos internos. O design thinking é a metodologia para a inovação e solução de problemas difíceis a partir do entendimento profundo da expectativa e necessidade do cliente, permitindo que ele esteja sempre no centro do processo. Uma metodologia que envolve os funcionários de vários setores na solução, e tal multidisciplinaridade acaba gerando insumos para atender de maneira simples, viável e criativa, gerando retorno sobre o investimento. Para que o design thinking seja aplicado na empresa, é necessário desenhar uma cultura empresarial, e implementar uma séria mudança de mentalidade. Todos os envolvidos precisam desenvolver a empatia e criar um espírito de cooperação e de colaboração. Quer conhecer os benefícios dessa metodologia? Acompanhe e confira! Boa leitura!

Incentivo à criatividade

O design thinking é uma solução que gera soluções. Não podemos dizer que a criatividade é um dom que se aplica a certo grupo ou tipo de pessoa. Ela está em todos os indivíduos e precisa ser alimentada constantemente. É fundamental entender que a criatividade pode ser o segredo para uma solução inesperada, inusitada e extremamente eficaz.

Estímulo à empatia

Podemos resumir empatia como sendo a aptidão para se identificar com o outro, desejando o que ele deseja, sentido o que ele está sentido e aprendendo da forma como ele aprende. O design thinking está sempre em busca de práticas que incentivem a solução de problemas com uma visão mais empática. Sem dúvida alguma, essa é uma de suas maiores contribuições para os negócios.

Bom custo-benefício

Quando se compara com as vantagens que a empresa ganha, a ferramenta e os seus conceitos têm um valor bem baixo. Estamos falando sobre uma filosofia bem simples, que não vai exigir investimentos muito altos. O custo maior pode ser o de mudar a cultura empresarial para aderir às práticas da metodologia, pois só fazendo isso é que algum resultado vai ser atingido. As possibilidades de sucesso são muito grandes, mas é preciso haver um esforço diário.

Fortalecimento da equipe

As equipes de várias áreas e níveis hierárquicos são envolvidas para que pensem em alternativas para atender as necessidades. Sem dúvidas, ao incentivar a equipe a pensar junto e trabalhar para encontrar maneiras diferentes de resolver problemas, a moral dos colaboradores é elevada, construindo, assim, um time motivado e forte, comprometido com os resultados do negócio. Como consequência, tem-se mais qualidade, que acaba refletindo em um excelente atendimento e em clientes satisfeitos.

Redução de custos

Algumas companhias, principalmente as pequenas, têm os seus orçamentos bem apertados, portanto, contratar consultores externos acaba se tornando inviável. No entanto, chamar a sua equipe para participar das resoluções de problemas pode ser uma vantajosa e barata opção para a empresa, que vai sair ganhando de ambos os lados: afinal, incentiva e traz o profissional para perto de si, dando oportunidade de crescimento e motivando, já que o incentiva a pensar como um dono de negócio, tendo condições de inovar ou ainda solucionar problemas que dependeriam de alto desembolso financeiro.

Inovação

O design thinking objetiva a inovação, a partir da participação, análises, testes e levantamentos de dados, permitindo a visualização sob diversos pontos de vista, que, ao final, acabam gerando inovação. Uma nova forma de fazer, totalmente econômica e com resultados, que acaba levando a empresa a crescer financeiramente. Enfim, o design thinking é uma metodologia que, quando entendida e aplicada de forma correta, é muito eficiente, além de ajudar a enfrentar os desafios que as companhias encaram diariamente. Não é algo simples e fácil de ser aplicado, pois é preciso que haja uma mudança organizacional. Por isso, as empresas devem ser sempre flexíveis às mudanças. Gostou de saber mais sobre o design thinking? Quer continuar acompanhando os nossos conteúdos para aprender mais? Então aproveite para seguir a nossa página no Facebook para acompanhar as nossas atualizações por lá.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais