Voltar para o blog

Entenda agora o papel da psicologia organizacional no RH das empresas

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 26/02/2019
Entenda agora o papel da psicologia organizacional no RH das empresas

Produtividade

As empresas estão em busca constante por métodos, técnicas e processos que permitam desenvolver seus colaboradores, aumentar a motivação das equipes, fortalecer o espírito de time e reduzir as taxas de turnover, para isso, é possível contar com a psicologia organizacional. Por meio do estudo e análise do comportamento dos colaboradores, é viável desenvolver projetos e estratégias que permitem à empresa desenvolver capacidades, reduzir conflitos e aumentar os índices de satisfação dos colaboradores com relação a seu papel dentro da empresa. Explicamos agora o que é psicologia organizacional, sua importância para as empresas e como ela pode ser aplicada de forma a auxiliar o setor de Recursos humanos de sua empresa. Confira abaixo e ótima leitura!

Entenda o que é psicologia organizacional e sua importância

Quando falamos de psicologia organizacional, estamos falando da psicologia aplicada à gestão de pessoas nas empresas. Esse conceito decorre do entendimento de que uma organização é a soma de pessoas, equipamentos, ferramentas e recursos financeiros. Além disso, também se compreende que o entendimento dos colaboradores a nível individual permite analisar com mais detalhes questões de ordem pessoal e profissional. Ao contar com os artifícios da psicologia organizacional, a empresa pode potencializar resultados de cada colaborador ao investir em habilidades distintas e treinamentos direcionados.

Saiba os benefícios da psicologia organizacional para o RH

Para entender o impacto da psicologia organizacional nas empresas, é interessante conhecer alguns dos benefícios obtidos por sua aplicação, que impactam positivamente o setor de Recursos Humanos. Confira alguns deles abaixo.

Auxílio nos processos de recrutamento e seleção

Os processos de recrutamento e seleção são momentos importantes para o desenvolvimento das atividades e, ao conhecer o perfil individual dos colaboradores da empresa e as necessidades do negócio, a psicologia organizacional possibilita selecionar e contratar pessoas com maior fit cultural e técnico para as oportunidades disponíveis, agilizando processos e garantindo melhores resultados.

Melhoria da produtividade dos colaboradores

Outro benefício direto está no aumento da produtividade dos colaboradores, já que a organização é capaz de compreender quais são os principais obstáculos e dificuldades de cada colaborador e pode, com isso, desenvolver estratégias que potencializam o desempenho e a produtividade de forma individual e coletiva.

Redução das taxas de turnover

Também é possível diminuir as taxas de turnover da empresa ao direcionar esforços de forma individualizada, já que o RH passa a compreender melhor quais são as principais demandas e dificuldades da equipe, desenvolvendo estratégias para solucionar os pontos de conflito, garantindo que menos colaboradores deixem o time.

Conheça as principais áreas de atuação desse tipo de psicologia

Além do RH, a psicologia organizacional auxilia na tomada de decisões pelos gestores, nos processos de promoção e no desenvolvimento de planejamentos de médio e longo prazo dentro da empresa e no planejamento de carreira. Como você pode perceber, existem diversas áreas de uma empresa nas quais a psicologia organizacional pode ser aplicada, garantindo a obtenção de resultados importantes para o desenvolvimento dos projetos e na conquista dos objetivos dela. O que você achou de saber o que é a psicologia organizacional, seus principais benefícios para as empresas e também quais áreas podem se beneficiar com sua aplicação? Se você gostou, aproveite e saiba também como a tecnologia pode ser uma aliada da produtividade!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais