Voltar para o blog

Como a adoção do certificado digital auxilia na segurança digital?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 18/10/2019
Como a adoção do certificado digital auxilia na segurança digital?

Segurança

O certificado digital é um arquivo eletrônico que permite que a pessoa física ou jurídica assine digitalmente documentos, emita notas fiscais, acesse sites do governo, transmita declarações, pague contas, realize compras, dentre outras funcionalidades. Dessa forma, ele garante autenticidade, confidencialidade, integridade às informações eletrônicas. Ele surgiu exatamente para isto: desburocratizar a rotina de trabalho dos empresários e garantir a segurança dos dados e das transações realizadas pela internet. Portanto, se você ainda não o tem, confira, a seguir, os benefícios que ele traz para os seus usuários!

Mobilidade

Esse é um dos maiores benefícios que o uso do certificado traz para os seus usuários, pois ele pode ser instalado em vários computadores, celulares ou tablets. Assim, de qualquer local, ele consegue ser usado, facilitando a vida de quem trabalha em casa, no escritório e nas viagens. Mas, para isso, é necessário ter uma conexão com a internet. Outra vantagem é que não precisa mais imprimir contratos, assinar e mandar por correio ou motoboy. Por meio do certificado, você consegue assinar digitalmente o documento e enviar por e-mail. Tudo isso feito virtualmente em poucos minutos. Dessa forma, ele garante que o negócio seja fechado imediatamente e não corre risco de perdê-lo pela morosidade do processo físico.

Agilidade

A emissão de notas ou cupons fiscais com o uso dessa ferramenta permite que os sistemas integrem os dados de maneira fácil e ágil. Pois, ao gerar um documento fiscal automaticamente, ele é repassado para os outros setores de interesse, como tributário, financeiro e contábil.

Segurança de dados

O uso do certificado digital possibilita que assine o documento virtualmente e tenha o mesmo valor jurídico que a assinatura manuscrita. Isso porque ele garante a integridade e a autenticidade dos dados. Já a criptografia torna a transmissão do arquivo mais segura, evitando que as informações sejam alteradas por terceiros, dificultando, assim, as fraudes e os prejuízos para seus clientes e você.

Economia

Como falado anteriormente, você consegue reduzir o custo com compra de papel e impressões de documentos, não precisa mais reconhecer firma e autenticar em cartórios, nem enviar as notas fiscais ou os contratos fisicamente. Pode, ainda, diminuir o espaço físico de armazenamento dos arquivos, além de minimizar o risco de perda de informações importantes. Todas essas despesas causam um impacto grande no orçamento da empresa.

Redução da burocracia

A maioria dos órgãos públicos permite que os usuários acessem seus ambientes virtuais e realizem consultas, solicitações, requerimentos, dentre outros, com o uso do certificado digital. As grandes instituições financeiras também já aceitam utilizá-lo para realizar transações bancárias, além de conseguir emitir notas fiscais eletrônicas e enviar as obrigações acessórias da sua empresa ao governo. Como exposto, o uso do certificado digital na sua rotina só traz vantagens ao seu negócio. Então, escolha o modelo que melhor atende às suas necessidades. O arquivo digital, conhecido como A1, é salvo no computador e tem a validade de um ano. Já o A3 é armazenado em um cartão inteligente ou token e pode ser plugado no dispositivo que for utilizar. A sua validade pode ser de 1, 2 ou 3 anos. E aí? Pronto para usar o Certificado Digital na sua empresa? Conheça como ele pode ser utilizado na digitalização de documentos!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais